terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os cuidados com o Design e a Propaganda em seu negócio

Já ouvi algumas coisas parecidas com isso: “Poxa, isso aí tá muito light, vamos colocar um relevo e umas cores mais chamativas com bastante movimento em flash”.
Detalhe: site para público acima de 60 anos!
Imaginem a vovó visitando o site...

Se por exemplo você for contratado para fazer um cartaz para um grupo de forró, não adianta vir com layout para banda de rock porque literalmente “não cola”. Hoje está todo mundo preocupado com um “visual diferente”; sim, temos que fazer visuais diferentes mas sem esquecer de fazer o principal, vender o produto para o consumidor final. Na criação de uma peça de propaganda, embalagem, logotipo, cartão, site, ou seja lá ela qual fôr, temos que nos preocupar sempre com quem irá receber ou ter acesso a estas informações. Não adianta fazer uma peça para designers se o seu público-alvo não é de designers, ou até mesmo aquela "peça maravilhosa" que irá agradar você ou ao seu chefe. Ela tem é que fazer o papel dela, ou seja, VENDER.

Para qualquer que seja o segmento, o mínimo é fazer uma pesquisa, obter um bom briefing, se for um produto de exposição em prateleiras, ir na loja, ver a concorrência, observar pontos fracos e fortes e principalmente saber a quem se destina... Isso já é um bom começo.
O mesmo deve-se fazer com os sites, não é por serem digitais que não devemos tomar os devidos cuidados com a disposição dos menus, cores, usar animações ou não, facilidade de navegação, etc.
Um design ou propaganda mal elaborados podem atrapalhar muito em vez de ajudar.


Um comentário:

  1. Ótimo. Realmente se não souber focar o seu público é um dinheiro jogado fora!

    ResponderExcluir